Relaxa e Goza Brasil!

Relaxa e Goza Brasil!

domingo, 17 de junho de 2007

@@@ - Presos 336, condenados 89 pela PF de Lula

“Desde que abriu a temporada das grandes operações no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal esforça-se para demonstrar que o combate ao crime organizado e à corrupção tem resultado na punição dos criminosos nas duas etapas posteriores às investigações - a denúncia pelo Ministério Público e a condenação pela Justiça.
Pesquisa em 14 operações realizadas desde 2003 mostra que a PF ganha o jogo quando o critério é o entrosamento com os procuradores, mas perde quando os números são comparados às punições judiciais. Nas tais operações, foram presos 336 suspeitos. O Ministério Público levou a julgamento 346, 10 a mais do que o número inicial.
Até hoje, no entanto, só há 89 condenações, todas de primeira instância. E a grande maioria dos punidos não está na cadeia. O levantamento é uma pequena amostragem, já que o total de presos em 360 realizadas desde 2003 chegou a 5.900, dos quais 943 eram servidores públicos e 77 agentes ou delegados da PF. O caso que melhor ilustra o dilema "polícia prende, Justiça solta", é a recente Operação Navalha.”

Vasconcelo Quadros / Jornal do Brasil

Nenhum comentário: