Relaxa e Goza Brasil!

Relaxa e Goza Brasil!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

@@@ - Importação do semestre deve ser a maior em 10 anos

“Dados preliminares da balança comercial permitem inferir que as importações vão apresentar aumento recorde no período, com possibilidade de o valor das despesas ser o maior dos últimos 10 anos. De janeiro até a terceira semana de junho, a média diária das aquisições ficou em R$ 420,9 milhões, correspondendo a um crescimento de 26,4% em relação a igual período do ano passado, podendo atingir 27% com o desempenho da segunda quinzena.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que os resultados de janeiro a junho devem atestar a liderança das matérias-primas e bens intermediários, que respondem por 60% da pauta das importações, como os itens mais adquiridos no exterior. Em segundo e terceiro lugares devem vir máquinas e equipamentos (13% da pauta) e bens de consumo (10% do total).
Na abordagem dos fatores que levam as importações a avançar a uma taxa de quase 30%, o economista do IPEA especializado em comércio exterior, Marcelo Nonnenberg, recomenda cautela na vinculação do dinamismo ao câmbio apreciado. O real valorizado é apontando como uma das causas principais, mas que não explica a totalidade dessa performance.”

Luciana Otoni / Politicall.com

Nenhum comentário: