Relaxa e Goza Brasil!

Relaxa e Goza Brasil!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

@@@ - Banco Central reforça intolerância com inflação

“O Banco Central emite sinais de que a orientação do regime de metas para inflação em 2009 impõe a necessidade de destreza na coordenação das expectativas para o IPCA, decidindo salientar seu papel de responsável por manter a variação dos preços sob controle. A intenção é reforçar a mensagem de que a instituição não vai ser tolerante com a inflação após o anúncio feito pelo CMN de que o centro da meta para o IPCA em 2009 é 4,5%.
Considerando que a coordenação de expectativas é a essência do regime de metas, o propósito é evitar que os agentes econômicos façam ajustes para cima nas previsões a partir de 2008. Durante a divulgação do Relatório de Inflação, o diretor de Política Econômica, Mário Mesquita, se esquivou de comentar o voto do CMN.
O diretor, no entanto, não se furtou a falar dos eventuais efeitos da decisão do conselho sobre as expectativas para o IPCA, que tanto para 2007 como para 2008 estão abaixo do centro da meta de 4,5%. Mário Mesquita disse que as expectativas estão em um patamar confortável e que vários fatores afetam as previsões para o IPCA. Entre esses fatores, ele citou unicamente a postura do BC.”

Luciana Otoni / Politicall

Nenhum comentário: